Aproximadamente 1.100 participantes, entre atletas, professores e dirigentes, farão parte 23ª Olimpíada Estadual das Apaes de Santa Catarina, que será realizada em Chapecó no período de 7 a 11 de julho próximo. Serão disputadas oito modalidades, com a participação de representantes de todas as regiões do Estado, divididos em 18 delegações das Apaes de Santa Catarina, com aproximadamente 60 integrantes cada.

A organização é da Federação das Apaes de Santa Catarina (Feapaes), com apoio do governo do Estado, da prefeitura de Chapecó, empresas e instituições. Essa olimpíada catarinense é considerada como o terceiro maior evento do esporte adaptado no Brasil, depois da Olimpíada Nacional das Apaes e da Olimpíada das Apaes do Estado de São Paulo. Será 100% filantrópica, com acesso gratuito a todas as competições.

O congresso técnico já foi realizado, em Lages, no dia 13 de março passado. A abertura da próxima edição do evento, que é realizado a cada três anos, ocorrerá no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, em 7 de julho. As disputas, por atletas que deverão ter a idade mínima de 15 anos, serão em cinco locais, um deles em Xanxerê. 

Os cerca de 900 atletas e professores estarão nas modalidades de basquete, bocha PC (atletas com paralisia cerebral), futsal DI (atletas com deficiência intelectual), futsal Down (atletas com síndrome de Down), handebol, natação e tênis de mesa. Além disso, haverá provas de atletismo, com arremesso de pelota, arremesso de peso, corrida rasa, lançamento de dardo, lançamento de disco, revezamento, salto em altura e salto em distância. 

Os locais

Durante os cinco dias da Olimpíada das Apaes, as refeições serão no Complexo de Eventos Tabajara. As disputas de futsal DI e Down serão no Sesc Chapecó, entre os dias 8 e 11, a bocha paralímpica no Complexo Esportivo Verdão também de 8 a 11 de novembro, a natação será no Aquatic Center em 11 de novembro e o atletismo ocorrerá no dia 8 em Xanxerê, no Estádio Municipal Josué Annoni. O Verdão receberá o handebol, em data a ser marcada, enquanto para o tênis de mesa e basquete os locais ainda serão definidos.  

A Coordenadora de comunicação e marketing da Olimpíada das Apaes de Santa Catarina, Roselei Brancher, representante da Apae Chapecó, ressalta todo o movimento que será gerado pela competição na cidade, inclusive comércio, hotéis e restaurantes. Ao falar da participação da comunidade, explica que será “uma grande oportunidade para acompanhar um esporte de alto rendimento executado por pessoas com deficiência, com momentos de conhecer atletas de todas as regiões de Santa Catarina e se emocionar com cada um deles”.