Uso consciente do óleo de cozinha é tema do projeto Oratória nas Escolas de Chapecó

Publicada em: 05/08/2025 13:19 - Notícias do Bem

“Fazer apenas o que nos é pedido não transforma o mundo. A verdadeira mudança acontece quando fazemos mais do que é necessário, quando saímos do automático e escolhemos agir com consciência”. Foi com esse pensamento que o aluno da sétima série da Escola Básica Municipal Cívica de Inovação e Tecnologia Eli Maria Bellani, William Guilherme Portinho, de 12 anos, iniciou seu discurso em uma das etapas do projeto Oratória nas Escolas. A edição de 2025 tem como tema “Do descarte à transformação: o óleo de cozinha como agente de mudança ambiental, social e econômica”. Para o estudante, esse assunto é primordial, já que acredita que a conscientização e a sustentabilidade jamais devem ser decisões forçadas pela lei.

O descarte correto, apontado por William, devia ser orientado pelos fabricantes de óleo. “Deveria começar nos rótulos das embalagens, com informações objetivas sobre como reciclar o produto e as embalagens contendo resíduos. Empresas conscientes devem agir dessa forma e serem reconhecidas por isso. Quem preserva merece incentivo. Espero que sejamos a geração que escolheu cuidar do planeta e não empurrar o problema para o ralo. Grandes atitudes constroem grandes pessoas”, afirmou ao reforçar que é indispensável agir para evitar desastres ambientais e tornar a vida uma prioridade.

Essa linha de pensamento é valorizada também por empresas que acreditam na força da união para promover ações que ajudem no desenvolvimento sustentável da região. “Somos favoráveis a iniciativas socioambientais. Já está no nosso DNA. Anualmente, realizamos a distribuição de mudas de árvores para incentivar a sustentabilidade, além de outras ações que visem atingir esse propósito. Apoiar o projeto Oratória nas Escolas está alinhado às nossas responsabilidades, mas, principalmente, aos anseios de contribuir para a formação de espaços mais saudáveis e uma sociedade mais consciente”, avaliou a assistente administrativa da Credioeste, Osvaldina Mendes, que foi jurada em uma das etapas do projeto.

A criticidade dos textos produzidos pelos alunos impulsiona não somente a reflexão, bem como o empreendedorismo e o desenvolvimento social e econômico sustentável. “É excelente termos nas escolas projetos como esse. Um dos principais objetivos do Oratória nas Escolas é melhorar a performance dos alunos na comunicação, é ensiná-los e incentivá-los a falar em público, mas ao acompanhar cada etapa, percebemos o quanto a iniciativa supera essas metas. Formamos cidadãos preparados para dialogar, propor ideias potentes, empreendedoras, sempre com um olhar humanizado, voltado para o cuidado com as pessoas, com o meio ambiente, e atenção minuciosa em qualquer área que desejem atuar”, salientou Osvaldina. 

Mariah Olivia Alves da Roza, de 12 anos e aluna da sétima série, ressaltou que ideias empreendedoras surgem de pequenas ações como a fabricação artesanal de sabão. “É uma receita simples, mas que funciona. O uso do óleo de cozinha para a produção daquele sabão que utilizamos para lavar louça e limpar calçados, ou de detergentes, tintas e biodiesel, por exemplo, ajuda a evitar danos irreversíveis à natureza. Contribui no combate à poluição da água, do solo e do ar, do entupimento nas redes de esgotos e da proliferação de pragas. Esses processos, além de proteger o meio ambiente, também geram empregos e renda. Esse é o futuro que queremos”, apontou a estudante ao também afirmar que o projeto Oratória nas Escolas fortaleceu a forma de se comunicar e, principalmente, a treinou para olhar de uma forma diferente para as questões do mundo que necessitam de atenção.

Finalistas da Rede Municipal de Ensino

No último sábado (2), foi realizada a semifinal do projeto Oratória nas Escolas, uma iniciativa da Junior Chamber International de Chapecó (JCI) em parceria com a Prefeitura Municipal. O projeto tem como objetivo estimular o protagonismo juvenil e desenvolver habilidades de comunicação entre os estudantes. 

Neste ano, o tema central foi a sustentabilidade, com ênfase em como o óleo de cozinha usado pode ser transformado em uma solução ambiental, social e econômica. Ao todo, 24 estudantes dos 7º e 8º anos de diferentes escolas municipais participaram da disputa, trazendo reflexões criativas, dados relevantes e propostas inovadoras.

Veja, a seguir, os representantes da Rede Municipal que avançam na competição:

EBM André Antônio Marafon – Kiara de Oliveira Martinazo (7º ano)

EBM Água Amarela – Isabel D’Avila (8º ano)

EBM Alípio José da Rosa – Sofia Olga Munarini da Silva (7º ano)

EBM em Agropecuária Demétrio Baldissareli – Bruno Eduardo Wolff Adão (7º ano)

EBM Florestan Fernandes  – Jonathan Edson Alves Ferreira (7º ano)

EBM Jardim do Lago – Daniel da Silva de Castro (7º ano)

EBM Jacob Gisi – Milena Presser Cherobin (8º ano)

EBM Manira Terezinha Clenis Sarquis Sartori – Carol Chaves de Moura (7º ano)

EBM Mirian Elena Meyer – Sephora Germina Saint Julien (8º ano)

EBM Olímpio Corrêa Figueiró – Sarah Júlia Brizola (8º ano)

EBM Rui Barbosa – Davi Miguel Sganaulin (8º ano) 

EBM Severiano Rolim de Moura Artur – Artur José Souza (8º ano)

EBM Vila Real – Isabelli dos Santos (7º ano)

EBM Zelia Munzi – Emanueli Wilhelm  (8º ano)

A etapa final será realizada no dia 18 de agosto, às 19h30, no Centro de Eventos de Chapecó. A expectativa é de uma noite emocionante, que reunirá familiares, professores, gestores escolares e a comunidade para celebrar as conquistas e o talento dos estudantes. A Prefeitura de Chapecó e a Secretaria de Educação parabenizam todos os participantes e convidam a comunidade a prestigiar a final.


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