A ciência da vida em destaque - Dia do Biólogo

Publicada em: 03/09/2025 16:09 -

No dia 3 de setembro é celebrado o Dia do Biólogo, data criada pela Lei nº 6.684, de 1979, que regulamentou a profissão e estabeleceu os Conselhos Federal e Regionais de Biologia no Brasil. Essa data marca não apenas a regulamentação da carreira, mas também a importância desse profissional que dedica sua vida ao estudo, pesquisa, preservação e manejo da biodiversidade.

O biólogo é o profissional que estuda os seres vivos em todas as suas dimensões: do funcionamento celular até os grandes ecossistemas. Sua atuação é ampla e pode envolver a conservação da biodiversidade, criação de unidades de preservação, educação ambiental, análises clínicas, pesquisas com micro-organismos, desenvolvimento de medicamentos, avanços em genética e biotecnologia, além do manejo sustentável na agricultura e na indústria.

O termo biologia foi utilizado pela primeira vez em 1802, simultaneamente por dois cientistas: o francês Jean-Baptiste de Lamarck e o alemão Gottfried Reinhold Treviranus. O Brasil é um dos países com maior número de biólogos no mundo, devido à riqueza de sua biodiversidade.

A profissão não se limita ao trabalho em campo. Muitos biólogos atuam em laboratórios, estudando desde vírus até estruturas moleculares que podem revolucionar a medicina. Além disso, desempenham papel fundamental no combate às mudanças climáticas e na preservação da Amazônia e de outros biomas brasileiros.

Para se tornar biólogo, é necessário cursar a graduação em Ciências Biológicas, no bacharelado ou na licenciatura, e obter o registro no Conselho Regional de Biologia (CRBio).

 Mais do que cientistas, os biólogos são guardiões da vida, profissionais que unem paixão pela natureza, responsabilidade social e compromisso com a ciência. Neste 3 de setembro, a homenagem vai a todos que, com dedicação, buscam compreender e proteger a vida em todas as suas formas.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...