Santa Catarina inicia o mês de setembro sob a influência de diferentes sistemas meteorológicos que trazem variação entre sol, chuva e queda de temperatura no estado. Nesta quarta-feira, 3, a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e o Litoral Norte registram chuva fraca no início do dia, associada à circulação marítima, enquanto nas demais regiões o sol aparece entre nuvens. As temperaturas variam entre 23°C e 31°C, com os maiores valores no Oeste e no Litoral Sul. O vento sopra de nordeste, fraco a moderado, com rajadas que podem chegar a 70 km/h no Litoral Sul, devido à influência de uma área de alta pressão que atua no litoral catarinense e no Rio Grande do Sul.
Na quinta-feira, 4, o sol aparece com aumento de nuvens ao longo do dia. A partir da tarde, pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas atingem o Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul, em função do avanço de uma frente fria associada a um cavado. Nas demais regiões, a instabilidade chega de forma isolada à noite. As temperaturas ficam mais amenas por conta da cobertura de nuvens, e o vento sopra de noroeste a sudoeste, com intensidade fraca a moderada e algumas rajadas.
A sexta-feira, 5, será marcada pelo tempo instável em todas as regiões do estado. A frente fria mantém o céu encoberto, com chuva persistente ao longo do dia e temperaturas em declínio, trazendo sensação de frio. O vento sopra de sudoeste a sul, fraco a moderado.
No sábado, 6, o tempo ainda começa nublado, com chance de chuva isolada durante a manhã. No entanto, ao longo da tarde, o clima melhora e o sol volta a aparecer em várias áreas, principalmente no Oeste e no Meio-Oeste. As temperaturas permanecem baixas pela manhã, mas apresentam leve elevação no período da tarde. O vento varia de sul a sudeste, com intensidade fraca a moderada.
No domingo, 7, o sol predomina em grande parte de Santa Catarina, com poucas nuvens no céu. As manhãs continuam frias, típicas da transição do inverno, mas as temperaturas se elevam ao longo do dia, proporcionando uma tarde agradável. O vento sopra de sudeste a leste, fraco a moderado.