12ª Etapa – CT-WSL2025 FINALS - Cloudbreak FIJI / Oceania - 27 agosto a 4 setembro - Por Otoney Xavier

Publicada em: 19/09/2025 09:52 -

Yago Dora é o novo Campeão da Elite Mundial de Surf.

 

Yago desembarca com troféu nas mãos no Aeroporto Internacional de Florianópolis onde foi recebido com festa por uma multidão de fãs, como o primeiro campeão mundial de surf do Sul do Brasil. Seguiu de carreata no caminhão do Corpo de Bombeiros até sua residência no Rio Tavares onde mora desde o início de  sua trajetória.

 

Yago venceu a etapa Finals da WSL 2025 no dia 02 de setembro, ao derrotar o americano Griffin Colapinto, ele que chegou como líder do ranking e precisava vencer apenas uma bateria para a consagração. Caso perdesse a primeira bateria, disputaria uma melhor de três baterias. Yago que surfou com muita maestria e não deixou dúvida para se tornar campeão mundial, ele que conquista o oitavo título para o Brasil, antes conquistados por Gabriel Medina (2014, 2018 e 2019), Adriano de Souza (2015), Ítalo Ferreira (2021) e Filipe Toledo (2022 e 2023), foram oito títulos mundial em onze disputados.

 

No feminino a grande campeã mundial foi a australiana Molly Picklum que também venceu a americana Caroline Marks.

 

O outro brasileiro Italo Ferreira também estava nesta disputa, mas com uma missão bem difícil, teria que vencer 6 confrontos. Após passar no primeiro contra Jack Robinson, perdeu no segundo confronto contra Griffin Colapinto, que por sua vez venceu o sul africano Jordy Smith em ondas que chegavam ate 2,0 metros nas maiores e excelente formação. 

 

Yago entra na história para seleto grupo de campeões mundial da WSL,  um surf com muita fluidez, velocidade, com manobras modernas e arrojadas, digno de um grande campeão.

 

Brasileiros no Ranking WSL 2025: CAMPEÃO YAGO DORA / 4º Ítalo Ferreira / 8º Filipe Toledo / 13º Miguel Pupo / 17º João Chianca / 22º Alejo Muniz, até esta colocação todos garantidos para a elite do WSL 2026; 27º Ian Gouveia / 28º Samuel Pupo / 30º Deivid Silva / 33º Edgard Groggia estão disputando as dez vagas no Charllenger Series para retornar a elite em 2026.

 

Luana Silva nossa representante terminou no 10º lugar o CT/WSL 2025.

 

Muito orgulho e seguimos na torcida pelos atletas brasileiros no Challenger Series para aumentar o contingente do Time Verde Amarelo, que conta com sete atletas para 2026.

 

 

Otoney Xavier é ex-técnico de surf da seleção brasileira, já foi do comitê olímpico brasileiro e medalha de ouro com equipe em vários campeonatos nacionais e internacionais.

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...