Parceria com o SESI, investimentos em infraestrutura e oficinas especializadas são ofertados para o desenvolvimento integral dos estudantes

 O município de Ponte Serrada trilha um caminho rumo à consolidação de uma educação pública de excelência. Por meio de decisões estratégicas, investimentos consistentes e a parceria com o SESI, o município se posiciona como referência regional no cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a ampliação da oferta de tempo integral nas redes públicas de ensino. A meta nacional, longe de ser apenas um número, representa um avanço qualitativo: mais tempo na escola, com mais significado.

Para garantir esse avanço, mais de R$ 2,8 milhões foram destinados à reestruturação da infraestrutura da escola de tempo integral. O projeto contempla ambientes pedagógicos mais funcionais, acessíveis e seguros, favorece o pleno desenvolvimento físico, cognitivo e emocional dos estudantes, mas a transformação vai além dos muros da escola.

Em 2025, o município também direciona mais de R$ 1 milhão para a contratação de oficinas pedagógicas especializadas, executadas por meio de parceria com o SESI. De acordo com o gerente do SESI na Regional Oeste, Jardel Carminatti, essa alocação orçamentária revela que o tempo adicional na escola precisa ser intencional, planejado e orientado por metodologias que maximizem o engajamento e a aprendizagem significativa.

Nesse contexto, destaca-se o modelo educacional implementado pelo SESI, fundamentado em práticas pedagógicas ativas, cultura maker e desenvolvimento de competências socioemocionais. “Através de oficinas como Robótica, Ciências e Invenções, Comunicação e Mídias, Yoga e Meditação, os alunos desenvolvem não apenas conhecimento acadêmico, mas também habilidades cognitivas superiores, como pensamento crítico, resolução de problemas e autorregulação emociona”, explicou Carminatti.

O valor agregado da proposta SESI se manifesta em múltiplas dimensões. Segundo o coordenador de Educação Básica na Regional Oeste do SESI, Márcio Gonçalves da Rosa, ao estimular o protagonismo do estudante, promove-se maior autonomia intelectual. “Quando integramos práticas interdisciplinares, ampliamos a capacidade de conexão entre saberes e ao investirmos em competências socioemocionais, formamos um sujeito ético, empático e resiliente.”

Para o secretário de Educação, Adilso Adriano Teixeira, esse modelo representa uma virada de chave. “Não estamos apenas ampliando o tempo dos estudantes na escola, estamos qualificando esse tempo com intencionalidade pedagógica, alinhada às exigências contemporâneas da formação integral. A parceria com o SESI permite agregar valor técnico e metodológico à nossa política educacional.”